Anterior

Santa Maria

Um terreno fértil em desafios para a Número 1.

A 26km do centro de Brasília na direção nordeste está o ARIS Ribeirão, localizado na Região Administrativa de Santa Maria – RA XIII. Seus 704 hectares são compostos de 348 hectares de áreas novas e 356 hectares de ocupações irregulares. Dos lotes não regularizados, alguns foram criados por força de Decretos de Desapropriação, e outros, como é o caso do Condomínio Porto Rico, surgiram por meio de apossamento particular.

 

O Decreto Expropriatório, implementado pela Terracap, permitiu a regularização urbanística e ambiental de grande parte da área consolidada, cerca de 8.000 lotes destinados a uso residencial, unifamiliar, misto, comércio e serviços foram regularizados, com uma população de aproximadamente  32.000 habitantes.
Na área do Condomínio Porto Rico e também em novas áreas de oferta habitacional, ainda está prevista a criação de aproximadamente 20.000 lotes para uso misto, fracionados entre moradia, comércio e prestação de serviços.

 

Um novo tempo chegou.
Em dezembro de 2010, uma nova Santa Maria começou a ser construída. Com o objetivo de promover a regularização urbanística dessa grande área por meio de transferência, mediante mútuas obrigações, a Vara de Meio Ambiente e Fundiária do Distrito Federal homologou um Termo de Ajustamento de Conduta. Desde então, o domínio de toda a área nova de 348 hectares foi dividida entre as empresas públicas Terracap, Codhab e Distrito Federal. O decreto permite, além do registro do projeto urbanístico, a titulação dos lotes para todos os ocupantes.

 

Mais ordem, mais progresso.
Para ordenar toda a área, regularizar as ocupações já existentes e ofertar novos lotes habitacionais, a Número 1 lançou mão de suas especialidades e trabalhou muito. Além de um levantamento topográfico,  realizamos o georeferenciamento de toda a cadeia registral da propriedade 27.848 do 5º Cartório de Registro de Imóveis de Brasília.
Contratada pelos Proprietários, também prestamos assessoria técnica junto à Secretaria de Habitação do Distrito Federal e Instituto do Meio Ambiente, visando à expedição de Diretriz Urbanística de toda a área, para elaboração do estudo básico de Projeto Urbanístico e Estudo Ambiental.

SANTA_MARIA_SITE

Próximo