Anterior

Vicente Pires

Projetando o futuro.

O Setor Habitacional Vicente Pires está divido em 4 Glebas, são elas:  Gleba 1 – Colônia Agrícola Samambaia; Gleba 2 – Colônia Agrícola Vicente Pires; Gleba 3 ; e Gleba 4 – Vila São José.  A Região Administrativa de Vicente Pires – RA XXX está situada entre Guará, Águas Claras e Taguatinga, foi desmembrada da Região Administrativa de Taguatinga em 2009.

 

Em 1989 foi transferido para a Colônia Agrícola Vicente Pires, Samambaia e São José, o processo de expansão da área de produção rural da Colônia Agrícola de Águas Claras. A partir de convênio intermediado pelo GDF e realizado por meio da Fundação Zoobotânica, foi feito um contrato de uso do solo para produção agrícola com cerca de 360 chacareiros, com prazo de uso estipulado em 30 anos. Essas famílias transferiram-se para essa região trazendo desenvolvimento e crescimento das novas áreas criadas. Ali se produzia de tudo: hortaliças, leite de cabra e bovino, flores, e vários de tipos de fruta, como manga, banana, laranja, mexerica, limão e uva, além de milho e feijão. A riqueza dessa região se dava não só pela fertilidade do solo, mas também pela abundância de água, que corre pelos córregos Vicente Pires.
Hoje, quase 30 anos depois, são cerca de 20 mil domicílios e mais de 75 mil habitantes, em 2.196 hectares. Porém, as ocupações existentes nunca foram regularizadas.

 

Em 2012, a Empresa NÚMERO 1 Projetos e Resultados assumiu a árdua tarefa de regularizar toda Vicente Pires. Até que, em 24 de setembro de 2014, a Gleba 3 teve seu projeto urbanístico aprovado pelo Governo do Distrito Federal pelo Decreto nº 35.841.  As Glebas 1, 2 e 4 já se encontram com os projetos finalizados, aguardando apenas a aprovação do GDF.

 

Quando não perdemos tempo, todo mundo sai ganhando.
O objetivo desse projeto é melhorar a vida de todos que ali vivem, regularizando e ordenando as ocupações já existentes, que ocorreram de forma irregular, além de amenizar os danos ambientais para proteger os recursos naturais da área. A população também vai sair ganhando com uma eficiente proposta de sistema viário, áreas verdes e equipamentos públicos comunitários e urbanos devidamente distribuídos em toda Vicente Pires, possibilitando à população um alcance maior dos serviços públicos. Para completar, serão estabelecidas novas regras de ocupação para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

VICENTE-PIRES_SITE

Próximo